Aspectos possíveis de observar em pessoas com dislexia:
- Desempenho inconstante.
- Demora na aquisição da leitura e da escrita.
- Lentidão nas tarefas de leitura e escrita, mas não nas orais.
- Dificuldade com os sons das palavras e, conseqüentemente, com a soletração.
- Escrita incorreta, com trocas, omissões, junções e aglutinações de fonemas.
- Dificuldade em associar o som ao símbolo.
- Dificuldade com a rima (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais no início das palavras).
- Discrepância entre as realizações acadêmicas, as habilidades lingüísticas e o potencial cognitivo.
- Dificuldade em associações, como, por exemplo, associar os rótulos aos seus produtos.
- Dificuldade para organização seqüencial, por exemplo, as letras do alfabeto, os meses do ano, tabuada, etc.
- Dificuldade em nomear objetos, tarefas etc.
- Dificuldade em organizar-se com o tempo (hora), no espaço (antes e depois) e direção (direita e esquerda).
- Dificuldade em memorizar números de telefone, mensagens, fazer anotações, ou efetuar alguma tarefa que sobrecarregue a memória imediata.
- Dificuldade em organizar suas tarefas.
- Desconforto ao tomar notas e/ou relutância para escrever.