Informação sobre dislexia, causas, sintomas e tratamento da dislexia, identificando procedimentos para o seu diagnóstico e com dicas que pretendem contribuir para um melhor conhecimento da dislexia e que promovam a integração social dos dislexicos.


quinta-feira, 12 de julho de 2012

A dislexia afeta a vida escolar, social e familiar do educando

O que mais se espera de uma criança que acaba de ingressar à escola, é que aprenda a dominar a leitura e escrita, e o fracasso nestes atos não só aflige os pais como vai pondo a criança um tanto à margem dos colegas, parentes e amigos da mesma idade, tendendo a prejudicar -lhe a adaptação no contexto em que se acha inserida.
Em geral, o disléxico é visto pelos pais, professores e colegas como pouco inteligente e, muitas vezes, acaba sendo excluído do grupo por não possuir habilidades iguais aos demais da classe e por não manter um comportamento adequado na maioria dos casos, tornando-se indisciplinado. É nessa ocasião que aparecem os problemas emocionais. O disléxico frequentemente é castigado, ameaçado, pressionado porque não atende as expectativas dos pais e professores, que tendem a exigir que a criança seja como as outras, sendo taxada de irresponsável e incapaz, o que pode reduzir sua vontade de ir à escola, ter amigos e, o que é pior, acaba com os seus sonhos, aumentando as possibilidades de vir a ter problemas emocionais por toda a vida, sobretudo ao longo de sua escolaridade e empenho acadêmico futuro. 
Evidentemente, é preciso que todos os alunos, professores, coordenadores, direção e familiares estejam cientes da importância de aumentar a auto estima do aluno e o seu aspecto cognitivo. Para os alunos com dislexia, é particularmente necessário que as habilidades, e não só as dificuldades, sejam reconhecidas. Por isso, é proveitoso identificar as áreas do currículo e atividades em que o aluno possa ter um bom desempenho e reconhecer suas realizações. Os jogos, brinquedos e brincadeiras entram na sala de aula e nas atividades de casa como um recurso importante no desenvolvimento da criança com dificuldade de aprendizagem, pois é onde o aluno pode se destacar desvendando um enigma, vencendo uma competição, ajudando a equipe a vencer os obstáculos estipulados na brincadeira... O disléxico pode se destacar em diversas habilidades fazendo-se importante e se integrando ao grupo. 
Enfim, é necessário que a equipe pedagógica da escola faça uma readaptação no currículo e trabalhe com os educadores através de formação continuada para que todos tenham conhecimento dos transtornos que existem e saibam adaptá-los de modo individual no processo ensino-aprendizagem.
Índice dos artigos relativos a Dislexia