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quarta-feira, 30 de julho de 2014

Dislexia durante o ciclo de vida

A dislexia é um distúrbio persistente, sendo uma condição crônica que afeta um indivíduo ao longo de sua vida. Embora pessoas com dislexia sejam pobres leitores, eles podem continuar a progredir no desenvolvimento da leitura, embora a diferença entre bons e maus leitores permaneça ao longo do tempo.

Já em fase pré-escolar, os sinais de possível dislexia podem ser observados. Atraso no desenvolvimento da linguagem, falta de articulação, dificuldade de pronunciar palavras multisilábicas, falta de interesse em livros, e fracas habilidades de escuta podem estar associadas a dificuldades de leitura posteriores.

Um estudante pode desenvolver algumas habilidades, mas as dificuldades persistem com a leitura, escrita e ortografia. O estudante pode lutar com a descodificação ou sondagem de palavras, reconhecendo palavras comuns e importantes na leitura e ortografia, muitas vezes deixando de fora os sons das palavras. Estes alunos podem ler palavra por palavra com expressão limitada. A linguagem escrita, uma tarefa extremamente exigente para qualquer aluno, é muito mais difícil para um aluno com dislexia.
Alunos com dislexia muitas vezes têm idéias muito criativas e podem compartilhá-las verbalmente; no entanto, quando confrontados com a tarefa de escrever os seus pensamentos no papel, muitos desses estudantes tornam-se oprimidos. Se esses estudantes receberem treinamento fonológico eficaz no jardim de infância e no 1 º grau de escolaridade, eles terão significativamente menos problemas na aprendizagem da leitura ao nível do grau dos alunos sem dislexia.

Dificuldades na leitura, com precisão e fluência de palavras impressas, vai impactar significativamente a capacidade do aluno para acessar os programas escolares e aumentar o conhecimento geral. Estes desafios continuam no ensino médio e superior, em que os alunos não só necessitam da leitura e escrita, mas também devem aprender habilidades de organização para cumprimento de prazos, para que, de forma independente possam concluir os trabalhos dentro do prazo estabelecido. Tudo isto terá de ser feito, para além de desenvolvimento de estratégias de enfrentamento, para lidar com uma taxa de leitura lenta. 

Em casos raros, uma pessoa pode não ser identificada como tendo dislexia até à faculdade ou escola profissional.
Estes indivíduos podem necessitar de acomodações, a fim de ter sucesso no ensino superior. Os adultos com dislexia muitas vezes não medem esforços para esconder sua dificuldade de leitura. Eles podem ser soletradores pobres ou incapazes de escrever. Estes indivíduos são geralmente competentes na linguagem oral e têm muito boas habilidades pessoais. Eles podem ser intuitivos, podendo ter uma excelente memória, e muitas vezes são especialmente talentosos. Adultos com dislexia podem exercer qualquer profissão. Pessoas com dislexia podem ser engenheiros, arquitetos, designers, artistas, matemáticos, físicos, médicos e dentistas.

Embora não haja uma "cura" para a dislexia, os indivíduos podem ter sucesso na escola e, como adultos podem ter sucesso no trabalho, desde que tenham um diagnóstico correto, instrução adequada, trabalhem no duro, e tenham apoio de familiares, professores e amigos. Nunca é tarde demais para aprender a ler, processar e expressar a informação de forma mais eficiente.

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