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terça-feira, 1 de julho de 2014

Entendendo a dislexia

O termo dislexia é usado para descrever uma dificuldade "inesperada" com a leitura ou escrita. A palavra dislexia é de origem grega, em que dis significa "problema com", e lexia significa "palavras". Portanto, dislexia significa "problemas com palavras".
Dificuldade de leitura e escrita é inesperada porque estes alunos são geralmente de inteligência média a superior. Eles são muitas vezes considerados como brilhantes, criativos, imaginativos, verbais, e pessoas com capacidade para a aprendizagem. No entanto, estes alunos têm dificuldades em aprender a ler, soletrar, e expressar seus pensamentos por escrito. Eles também podem ter dificuldades em sequenciamento, lembrar do que leram, ouvir, seguir as instruções e organizar seus pensamentos ou expressá-los claramente. Estes alunos podem por vezes ser considerados como preguiçosos ou desmotivados e muitas vezes funcionam significativamente abaixo do seu potencial. Suas dificuldades não podem ser explicadas por deficiências visuais ou auditivas, distúrbios emocionais/comportamentais, ou falta de instrução convencional. 

Ao longo da história, tem havido muitas definições diferentes de dislexia, causando confusão para famílias ou cuidadores de saúde, estudantes e profissionais. Esta inconsistência e confusão resultou em evitar utilizar a palavra dislexia em favor de termos como "deficiência de leitura" ou "dificuldades de aprendizagem".

A dislexia é uma dificuldade de aprendizagem específica que tem origem neurológica. É caracterizada por dificuldades com reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra e pela má ortografia e descodificação de habilidades. Estas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem que é muitas vezes inesperado em relação a outras habilidades cognitivas e de boa prestação na sala de aula. Consequências secundárias podem incluir problemas na compreensão da leitura e experiência de leitura reduzida, que pode impedir o crescimento do vocabulário e conhecimento de fundo. 

A dislexia é um tipo de deficiência de aprendizagem específica. As causas exatas da dislexia ainda não são completamente claras, mas os estudos de imagens cerebrais anatômicas mostram as diferenças na forma como o cérebro de uma pessoa com dislexia se desenvolve e funciona. Além disso, na maioria das pessoas com dislexia têm-se verificado problemas com a identificação de sons do discurso separado dentro de uma palavra e/ou problemas em aprender letras que representam os sons, um fator-chave nas suas dificuldades de leitura. A dislexia não é devido a qualquer falta de inteligência ou vontade de aprender; e com métodos de ensino adequados, pessoas com dislexia podem aprender com sucesso. Dislexia é um transtorno neurobiológico e genético. Indivíduos herdam as ligações genéticas para a dislexia. As chances são de que um dos pais da criança, avós, tias ou tios tenham dislexia. 
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A dislexia é a causa mais comum de dificuldades de leitura, escrita e de ortografia. Estudos indicam que 15 a 20% da população tem uma deficiência de aprendizagem baseada na linguagem. Dos alunos com dificuldades de aprendizagem específicas que recebem serviços de educação especial, 70 a 80% apresentam déficits em leitura. Dislexia afeta homens e mulheres quase da mesma forma, assim como pessoas de diferentes origens étnicas e sócio-econômicas.

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